logo_bem_nutrir

Posso dar ração com comida natural para meu filho de 4 patas?

Essa é uma dúvida comum de muitos tutores que querem variar a alimentação de seus cães e gatos, ou que pensam em reduzir custos da alimentação. Trouxemos aqui respostas para as dúvidas mais comuns sobre o assunto:

 

Faz mal oferecer ração com comida natural?

Depende! Essa mistura dá super certo, e dispensa cálculos complicados quando você apenas fornece 10% de comida natural junto com a quantidade diária que seu animal come. Por exemplo: se ele come 300 gramas de ração, você pode oferecer até 30 gramas de alimentos naturais para ele por dia, como se fossem um petisco. Agora se você por conta própria, apenas reduz a quantidade de ração, e substitui aleatoriamente por alimentos naturais (arroz, carne, legumes, etc), existem dois riscos nessa prática: de você levar seu animal à deficiência nutricional de vitaminas e minerais (já que o aumento de fibras na alimentação pode reduzir o aproveitamento/absorção de nutrientes pelos cães e gatos); e o outro risco é fazer com que ele engorde, consumindo mais calorias do que ele precisa e acumulando gordura corporal. 

 

Existe alguma possibilidade de fazer essa mistura de forma balanceada e que não vá atrapalhar a saúde do meu pet?

Claro que existe! Surgiu uma tendência para um novo de dieta para cães e gatos, que mescla os dois tipos de alimentação (ração seca com alimentação úmida natural), chamada MIX FEEDING, que em português significa misturas alimentares. E como fazer isso? O melhor é recorrer a um nutricionista de cães e gatos! Nós sabemos balancear isso muito bem, pois conhecemos a composição nutricional de qualquer alimento (seja ele ração ou comida natural) e entendemos sobre todos os nutrientes que seu pet precisa na quantidade certa. Assim calculamos a quantidade de ração e de comida natural para formar uma dieta balanceada, e detectamos se haverá necessidade de usar suplemento para corrigir algo que possa faltar nessa mistura. Tudo bem calculado para garantir que não haverá deficiência de nutrientes e nem excesso de calorias! 

 

Quais os benefícios de fazer a mistura de ração com alimentos naturais e oferecer diariamente para meu cão ou gato?

  • O primeiro benefício é o de poder variar a alimentação do seu animal, ele vai aproveitar a crocância das rações secas, com a umidade, sabor e maciez dos alimentos naturais. 
  • Outro benefício é melhorar a aceitação aos alimentos. Tem animais que não gostam do sabor da ração pura, mas quando misturada à comida natural balanceada, ele come com mais apetite.
  •  Um estudo realizado em 2005 por pesquisadores da Universidade de Pardue (EUA), levantaram dados alimentares de quase 200 cães da raça Scottish Terrier, incluindo um grupo de animais (92 cães) que apresentavam carcinoma de células transicionais (TCC) da bexiga (um tipo de tumor). Os dados indicam que um consumo de vegetais amarelo-laranja ou vegetais de folhas verdes, igual ou maior que 3 vezes / semana, foi associada a uma redução de aproximadamente 70% e 90% no risco de desenvolver o TCC, respectivamente. Concluindo que o consumo frequente de vegetais nos cães dessa raça pode prevenir ou reduzir a formação deste tipo de tumor.



Qual a proporção diária ideal de ração e a de alimentação natural para meu pet?

Esta pergunta não tem uma resposta única! Isso depende de cada situação, das condições clínicas que seu animal se encontra, da qualidade da ração que você está usando. Por isso a importância de procurar um nutricionista de de cães e gatos para te auxiliar. Ele consegue calcular isso de maneira balanceada, já te indicando quantas gramas de cada alimento deve ser fornecida.

 

Eu consigo economizar oferecendo essa mistura para meu pet?

Infelizmente não! As pessoas tem uma falsa impressão que podem reduzir a ração e aumentar carnes e legumes na tentativa de reduzir custos com a alimentação do animal. Quando compramos ração, pagamos o preço do Kg sem considerar a umidade dos alimentos (a indústria te entrega o alimento bem seco, com alta concentração de nutrientes); já os alimentos naturais são comprados com umidade (água natural de cada alimento) e isso já faz com que tenhamos que fornecer mais volume de comida natural comparado ao volume de ração.



Como eu faço para ter orientações sobre como fazer essa mistura (mix feeding) para meu animal?

Você chegou no lugar certo! Nós da Bem Nutrir contamos com um time de experts formuladores de dietas para cães e gatos. Basta você nos solicitar o serviço de orientação nutricional que te entregamos o plano nutricional elaborado para a realidade do seu PET!