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DIFERENÇAS ENTRE UMA DIETA DE ALIMENTAÇÃO NATURAL PARA UM PACIENTE X DESENVOLVIMENTO DE ALIMENTAÇÃO NATURAL PARA COMERCIALIZAÇÃO

A comercialização de alimentação natural para cães e/ou gatos é um nicho de mercado de fácil entrada, pois exige menor investimento inicial para quem quer vender no comércio local diretamente ao cliente (shopper); e está desburocratizada no registro do estabelecimento no Ministério Agricultura Pecuária e Abastecimento desde a portaria de 2021, que isenta algumas empresas do registro do estabelecimento, até então obrigatório para qualquer um que produzisse alimentos para cães e gatos.

 

A Portaria 196/2021 do MAPA dispensou de liberação por meio de qualquer ato público, os estabelecimentos enquadrados no nível de risco I, que é o caso de cozinhas industriais ou caseiras, padarias, confeitarias, sorveterias ou assemelhados que elaborem e comercializem apenas alimentos para animais de companhia sem alegações de coadjuvantes terapêuticos, destinadas exclusivamente ao mercado brasileiro, congeladas ou não, elaboradas a partir de prescrições veterinárias ou não, e que utilizem ingredientes da alimentação humana passíveis de emprego em alimentação animal e/ou produtos elaborados em estabelecimentos registrados na alimentação animal. 

 

A partir daí somos frequentemente procuradas por pessoas físicas ou jurídicas que querem empreender no mercado pet food através dos alimentos naturais. Muitos enviam e-mails ou whatsapp solicitando orçamento do serviço de desenvolvimento de dietas para comercialização, acreditando que seja o mesmo valor/trabalho que oferecemos na consulta nutricional individualizada.

 

Queremos mostrar para vocês que existe uma grande diferença na formulação de uma dieta com alimentação natural, para uma formulação de alimento natural para comercialização, que chamados de desenvolvimento de produto.

 

A formulação da dieta acontece com a avaliação do estado nutricional do paciente e tem como objetivo identificar as necessidades individuais, possibilitando uma intervenção adequada de forma a auxiliar na recuperação e/ou manutenção do estado de saúde do indivíduo. O benefício de um cardápio individualizado é que ele é direcionado ao paciente, com suas preferências alimentares evitando o consumo do que não lhe agrada, e uma mudança de plano alimentar a cada nova evolução do seu estado, pois os planos são baseados no metabolismo individual de cada animal.

 

O desenvolvimento de produto/alimentação natural para comercialização leva em consideração outros pilares não menos importantes, mas diferentes, pois englobam necessidades de um grupo. Que são de grande responsabilidade tanto para quem formula, quanto para quem produz e comercializa. Esses pontos envolvem:

 

1) Espécie e fase de vida dos animais a qual o produto se destina: é necessário garantir que todos os nutrientes essenciais para a espécie e fase de vida dos animais que consumirão o produto, vão estar presentes acima das quantidades mínimas recomendadas, e os que tem limite máximo também não estarão acima das quantidades seguras. Essas informações serão conferidas pelo nutricionista formulador através dos Guias de requerimento nutricional para cães e gatos publicados.

 

2) Disponibilidade e custo das matérias primas: O produto precisa ser feito com matérias primas de qualidade, vinda de fornecedores bem classificados e com boa logística de fornecimento. O preço das matérias primas também impacta na escolha das matérias primas e estes precisam estar alinhados com o custo da fórmula.

 

3) Custo da fórmula: O custo da fórmula precisa ser definido durante o desenvolvimento do produto, é fundamental ter essa informação para que você entenda como precificará seu produto, e assim estimar qual será a margem de venda e lucros da empresa.

 

4) Concorrência: pesquisar concorrência para que o produto seja bem posicionado no mercado, e a sua empresa pratique margens saudáveis para o negócio.

 

5) Classificação mercadológica: mesmo dentro do nicho de comercialização de alimentação natural, podemos ver produtos com qualidade/classificações diferentes para a mesma finalidade.  Você pode comercializar uma alimentação natural mais econômica feita com ingredientes mais baratos e menos valorizados, ou pode fazer uma alimentação natural super premium, com inclusão de ingredientes mais nobres e adição de alimentos funcionais, ervas e temperos, que podem fazer com que seu produto seja visto como TOP em qualidade.

 

6) Rotulagem: Seu produto precisa ter rótulo com todas as informações essenciais e níveis de garantia e composição que o shopper (cliente) precisa para avaliar a qualidade do produto e ter o suporte caso precise contatar sua empresa.

 

Então, após ler essas diferenças você está convencido que precisa investir no desenvolvimento de um produto para comercializar? Nós podemos te ajudar, solicite um orçamento através do e-mail bemnutrirveterinaria@gmail.com