logo_bem_nutrir

A CARGA TRIBUTÁRIA BRASILEIRA PARA PRODUTOS DO SETOR PET É UMA DAS MAIS CARAS DO MUNDO

Essa carga comparada a outros países como EUA e outros do continente europeu é desproporcional e assusta investidores.

É preciso considerar que as escolhas alimentares dos pets são decididas pelo tutor baseada no custo benefício que ele enxerga no alimento que fornece ao pet.

Algumas pessoas vão optar por preparar a comida do pet de forma caseira, e essas vão “fugir” da carga tributária pet, mas vão pagar impostos da cesta básica dos alimentos no Brasil que é em torno de 22,5%.

Sabemos que majoritariamente as pessoas não preparam a comida de seus animais por uma questão de disponibilidade de tempo, e por isso vão comprar o alimento pronto.  Dessa parcela que compram, a maioria vai comprar ração produzida pelas indústrias de médio e grande porte.

Uma fatia bem pequena vai comprar de pequenas empresas que declaram impostos sobre a venda de produtos. E alguns poucos vão comprar de produtores artesanais, que não declaram impostos sobre o produto para pet que comercializa.

Como isso impacta a nutrição do cão ou gato?

O preço das matérias primas e custos de produção sofrem um aumento considerável, assim é um grande desafio manter o preço para o consumidor final somado um alto % de impostos. Assim é inevitável que as empresas ajustem constantemente as matérias primas utilizadas na tentativa de minimizar o custo de produção e ainda ser competitiva no mercado.  

Essa carga tributária, também impacta na diversidade de alimentos/produtos pet food de alta qualidade e tecnologia que atualmente estão disponíveis no mercado brasileiro. O alto custo de produção somado aos impostos para comercialização, limitam a entrada de novas marcas e conceitos para nutrição pet no mercado nacional.

Pequenos empreendedores do setor enfrentam a dificuldade de formalizar suas empresas, pois ao analisarem os impactos da carga tributária desistem da expansão do negócio e se mantém na informalidade.

Não expandir uma empresa compromete a saúde do setor, e faz com que ele fique pulverizado, com produtos sem certificações e garantias de qualidade sendo comercializados livremente, arriscando a saúde dos pets.




VOLTAR